-
Arquitetos: Estudio Arquitectura Hago
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na face norte de um grande lote, num parque industrial na periferia da cidade de Badajoz, este edifício aproveita o programa de necessidades para criar um volume de marcante caráter urbano. O cliente pretendia construir dois edifícios industriais.
O programa de cada um deles era muito semelhante constituído por um conjunto de espaços abertos específicos, uma área de escritórios e área de armazenamento com pé direito duplo. A proposta opta por resolver o todo em uma unidade formal, com uma tipologia similar, mas dentro da mesma estratégia. Os usos propostos distribuem-se consecutivamente: a sul todos os usos industriais e a norte os escritórios e armazéns (estes em pé-direito duplo). Cada parte é adaptada continuamente, de leste a oeste, às necessidades do programa: cada uso é associado a uma superfície específica e cada volume surge da necessidade do uso que abriga.
A proposta rompe com a monotonia formal das demais edificações do entorno. Visto à distância, manifesta-se como uma unidade, e próximo, mostra uma volumetria diversa, como se fosse um aglomerado de edifícios. A sua riqueza de escalas, refletida em interiores repletos de luz, geram uma proposta aberta e dinâmica em relação direta com a paisagem.